segunda-feira, 27 de maio de 2013

http://www.facebook.com/photo.php?fbid=582204225143699&set=a.157955124235280.32589.131052780258848&type=1&relevant_count=1&ref=nf

sábado, 11 de maio de 2013


Atualização de status
De Sindiodonto Ceará
ASSEMBLÉIA GERAL


O SINDIODONTO convoca os cirurgiões-dentistas e enfermeiros, a se fazerem presentes a uma assembléia geral, que será realizada dia 15 de maio de 2013, quarta-feira, às 19 horas, no auditório da ABO-CE, para discussão e deliberação da seguinte pauta:

1- Campanha Salarial de 2013;
2- Mudança nas Coordenações de Saúde Bucal nas regionais;
3- Relação dos novos Coordenadores das unidades de saúde;
4- Outros assuntos de interesse da categoria.

quinta-feira, 9 de maio de 2013






Temos o prazer de convidá-lo (a) para a Convenção Estadual do PSDB, que irá renovar a nossa Direção Regional.


Data: 10/05 ( Sexta-feira )
Local: Hotel Praia Centro
(Av. Monsenhor Tabosa, 740 – Praia de Iracema)
Horário: 15 às 19 horas


Na oportunidade, convocamos todos os delegados do Partido e as lideranças do seu município. 


A sua presença será importante para o sucesso do nosso encontro.



Marcos Cals
Presidente Estadual do PSDB





domingo, 5 de maio de 2013

VISÃO PRA SUA VIDA! FÉ INTELIGENCIA ESPIRITUAL.


Você já deve ter entendido que tudo começa com uma visão. Vamos então agora entender como conseguir uma visão para a sua vida. Chegou a hora de aplicar o conhecimento. Então, mãos à obra, ou melhor, à caneta e ao papel.
  1. Ore a Deus com sinceridade e humildade e peça que Ele lhe abra o entendimento, guie seus pensamentos, e lhe ajude a formar uma visão para a sua vida.
  2. Comece a escrever no papel em formato de lista todas as coisas que você gostaria de ser/realizar/ter na sua vida.
  3. Não se limite na quantidade de coisas que escreve. Deixe seus desejos fluírem. Desde que você realmente queira isso e tenha pelo menos um mínimo de fé e esperança que pode acontecer um dia, ponha-o no papel.
  4. Vá escrevendo coisas sobre todas as áreas de sua vida: familiar, sentimental, espiritual, financeira, educacional, saúde e condição física, carreira ou negócios, etc.
Faça isso, guarde essa lista, e no próximo post continuaremos. Se possível, faça isso já, agora, enquanto o assunto ainda está fresco na sua mente. Você precisará de mais ou menos 20 minutos ininterruptos para isso. Vamos lá, você não quer mesmo uma visão para a sua vida? Então não dê desculpas. Se realmente você não pode poupar 20 minutos agora, então olhe na sua agenda e marque um horário com você mesmo para fazê-lo. E não cancele o encontro.

O novo diretor do Hospital São José, da rede estadual de saúde, o médico infectologista, Roberto da Justa Pires Neto. Roberto da Justa


alt

Na manhã desta sexta-feira, 3, foi empossado pelo secretário da saúde do Estado, Raimundo José Arruda Bastos, o novo diretor do Hospital São José, da rede estadual de saúde, o médico infectologista, Roberto da Justa Pires Neto. Roberto da Justa destacou a importância do hospital e o denominou como “patrimônio do povo cearense”. Segundo ele, o HSJ desempenha com competência e qualidade a assistência ao paciente e garante que sua gestão será participativa.

Aprovado na última seleção pública para gestores da rede Sesa, realizada pela Secretaria da Saúde do Estado, em agosto de 2012, Roberto da Justa Pires Neto tem graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará. É médico infectologista do Hospital São José desde 2002, onde já atuou como médico assistente nas enfermarias, ambulatórios, emergência e Unidade de Terapia Intensiva, além de ter coordenado o Centro de Estudos e sido preceptor da residência médica do HSJ. Tem residência em clínica médica no Hospital Universitário Wálter Cantídio, e residência em infectologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Possui mestrado e doutorado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. É membro do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará, professor Faculdade de Medicina da UFC.

O secretário Arruda Bastos destacou os investimentos feitos na saúde do Ceará pelo Governo do Estado, como a ampliação da rede de saúde, com a construção do Hospital Regional do Cariri e do Hospital Regional Norte da região Norte, assim como as policlínicas regionais, os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e ainda os investimentos na atenção básica. Ele aproveitou a solenidade  para anunciar que o médico Lineu Jucá é o  novo Superintendente da Rede de Apoio à Gestão das Unidades (SRU) da Sesa e falou sobre a renovação nos gestores dos hospitais, todos escolhidos a partir de seleção pública, o que implica em competência técnica para a gestão.


alt

Na oportunidade, foi realizada uma apresentação pelo ex-diretor Anastácio de Queiroz, que abordou o desenvolvimento histórico, as conquistas, a evolução e os avanços do Hospital São José. Ele também falou sobre a relevância do paciente, como fim maior da existência do hospital, bem como a prática do atendimento humanizado.

Estiveram presentes à solenidade a secretária executiva da saúde do Estado, Rosa Moraes Pessoa Fernandes, o presidente do Conselho Regional de Medicina, Ivan de Araújo Moura Fé, o diretor da faculdade de Medicina da UFC, professor Luciano Moreira, diretores dos hospitais da rede Sesa e grande parte dos funcionários do HSJ.


alt

Água de coco pela vida! Referência no tratamento do câncer!!

REPORTAGEM FANTASTICO 05.05.2013

Revoltante a reportem do Fantástico com relação a perseguição policial contra esse inocente, santo Matemático, na favela. A polícia mata um vagabundo, chefe do trafico de droga, que destruiu tantos lares e matou dezenas de pessoas e agora é colocada pela Globo no canto da parede e ainda mostra apuração da comissão de direitos humanos contra os policiais. Alguns desses membros da comissão ou a Rede Globo solidarizou-se com às famílias, que direta ou indiretamente, foram vítimas desse criminoso que tinha 10 (DEZ) mandados de prisão. Ou será que está recebendo algo em troca para defender bandido?

CEARA X FORTALEZA

PRE-JAO UNIFOR!!!




HERPES LABIAL!

hepes labial, muitas vezes o paciente chega com dor, a herpes e uma doença causada pelo virus, aparentemente com aspectos bolas e secrecao incolor. hepes e acometida na maioria da populacao.... tem cura, e o tratamento e bem simples. pode usar pomadinha aciclovir, espera a bolha secar e com 3 dias ocorre a cicatrização!!!!

sábado, 4 de maio de 2013

15.04.2013 - APROVADO PROJETO DE LEI QUE GARANTE A PRESENÇA DO CIRURGIÃO-DENTISTA NAS UTIS


Foi aprovado por unanimidade, no dia 10/04, o Projeto de Lei 2.776/08, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), da Câmara dos Deputados. O Projeto que estabelece a obrigatoriedade do Cirurgião-Dentista nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no âmbito hospitalar da rede pública e privada segue agora para aprovação no Senado Federal e sanção presidencial. O Conselho Federal de Odontologia, os CROs e as entidades de classe participaram ativamente para a vitória do PL.
imagem interna
(Comissão Parlamentar do Conselho Federal de Odontologia com o Presidente da CCJC, da Câmara dos Deputados, Deputado Federal Décio Lima)
O Projeto de Lei recebeu parecer favorável dos Deputados Federais Fábio Trad (PMDB/MS), Benjamin Maranhão (PMDB/PB), José Genoíno (PT/SP), Dr. Grillo (PSL/MG), Onofre Santo Agostino (PSD/SC), Efraim Filho (Democratas-PB) e do relator do PL Osmar Serraglio (PMDB/PR).
O apoio dos parlamentares foi de extrema importância para acelerar a votação. O deputado Benjamin Maranhão (PMDB/PB) conseguiu inversão de pauta juntamente com José Genoíno (PT/SP) para a sétima posição, o que antes constava como número 44.
Ao conceder o parecer favorável, o Deputado Fábio Trad (PMDB/MS) destacou: “Uma vez fiquei internado em Unidade de Terapia Intensiva e pude mensurar a real necessidade do Cirurgião-Dentista nesse ambiente. A aprovação desse Projeto de Lei é muito importante para os pacientes que estão vulneráveis nas UTIs”, explica.
Segundo o Presidente do CFO, Dr. Ailton Morilhas, a aprovação do PL significa mais saúde para o paciente internado. “Com inserção do Cirurgião-Dentista nas equipes multidisciplinares das UTIs garantido por Lei, será possível realizar vários procedimentos e medidas preventivas e inclusive evitar o óbito. Além disso, o PL promove a ampliação do mercado de trabalho para os profissionais da classe odontológica”, afirma.
PDFImprimirE-mail

SAÚDE PUBLICA, FAZENDO O DIFERENCIAL!!! QUAL O PLANO DE SAUDE COBRE TRASPLANTE?

O paciente submetido a transplante de medula óssea na sexta-feira, 3 de maio, passa bem e deverá receber alta em até 15 dias. Ele sofre de mieloma múltiplo, um câncer das células plasmáticas da medula óssea. Esse foi o 80º transplante autólogo de medula óssea realizado no Ceará pela a equipe do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e do Hospital Universitário Walter Cantídio. O primeiro transplante autólogo realizado através do Sistema Único de Saúde do Ceará aconteceu em setembro de 2008 e desde então o número de transplantes é crescente ano a ano. Foram dois transplantes em 2008, sete em 2009, 14 em 2010, 17 em 2011, 26 em 2012 e este ano, 13 até agora, média de quatro transplantes por mês. Com base nesses números, o chefe da equipe médica de transplante do Hemoce, Fernando Barroso, estima que este ano serão realizados 36 transplantes de medula óssea, novo recorde estadual.

A medula óssea é um líquido que fica armazenado dentro de alguns ossos do nosso corpo e que tem como função produzir as células do sangue. O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento para algumas doenças que afetam as células do sangue, como leucemia e linfoma. Consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável. O transplante autólogo é aquele em que o paciente recebe células sadias da própria medula. No transplante alogênico a medula vem de um doador. O transplante também pode ser feito a partir de células precursoras de medula óssea, obtidas do sangue circulante de um doador ou do sangue de cordão umbilical. No Hemoce, o Banco de Sangue Umbilical e Placentário do Ceará, o único em toda a região Nordeste, está com 60 amostras preservadas, com disponibilidade para transplante de 90%, bem acima da média nacional, que é de 50%.

Para aumentar as chances de vida dos pacientes que necessitam de transplante alogênico, é preciso aumentar o número de pessoas cadastradas como doadores de medula óssea. Atualmente, o Ceará reúne aproximadamente 115 mil pessoas cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Vale ressaltar que no Brasil as chances de encontrar uma medula compatível é de apenas 1 em 100 mil, por isso, quanto mais pessoas cadastradas mais chances de compatibilidade. Para se cadastrar basta estar saudável, ter entre 18 e 55 anos e apresentar documento de identificação com foto, como carteira de identidade, de motorista ou de trabalho. O candidato preenche uma ficha com seus dados pessoais e colhe uma amostra de 10 ml de sangue.

O Ministério da Saúde aprovou o projeto para habilitação de transplante alogênico no Ceará, no valor de R$ 1,4 milhão. O recurso está sendo utilizado na obra de ampliação unidade de transplantes de medula óssea do Hospital Universitário, que passará dos atuais quatro leitos para oito. A obra será concluída até o final de 2013 e segundo previsão do médico Fernando Barroso, o primeiro transplante alogênico do Ceará deverá ser realizado ainda este ano, no segundo semestre. O Hospital Albert Einstein, de São Paulo, será parceiro do Hemoce, como unidade de suporte para contra-referência. O Ceará será o quarto estado nordestino a realizar transplante alogênico, depois de Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte. O Hemoce iniciou em 2012 a coleta não aparentada de medula óssea para transplante alogênico. Dois pacientes foram beneficiados. A primeira coleta foi realizada em julho e o receptor mora na Itália e segunda coleta aconteceu em outubro e o beneficiado mora em São Paulo.



sexta-feira, 3 de maio de 2013

CIRURUGIA ORTOGNATICA!!!

cirurgia ortognática
 é um tratamento indicado para pessoas que têm deformidades envolvendo os ossos da face e os dentes, visando restabelecer o equilíbrio anatômico da face. Quando não for possível resolver o caso somente com o aparelho ortodôntico, uma vez que o problema está no tamanho dos ossos do esqueleto e não somente na posição dos dentes, faz-se necessário uma correção óssea.
As deformidades dos ossos da face podem se originar de distúrbios de crescimento, síndromes e anomalias específicas, traumas na face, ou serem de origem genética, dentre outros fatores. Essas alterações podem estar localizadas num osso, como no prognatismo mandibular (mandíbula grande) ou no retrognatismo mandibular (mandíbula pequena), sendo que muitas vezes é um problema combinado, associando o maxilar superior à mandíbula. Por exemplo, quando a mandíbula for grande e o maxilar superior for pequeno, será necessário operar os dois ossos, com o posicionamento cirúrgico da mandíbula para trás e do maxilar superior para a frente.
O paciente deverá realizar uma documentação ortodôntica completa, em clínica especializada em radiologia odontológica, para que os profissionais ( Cirurgião Buco Maxilo Facial e Ortodontista ) analisem as correções necessárias através de um tratamento ortodôntico-cirúrgico-ortodôntico. Isto é, inicia-se com a ortodontia preparando os dentes por período que varia de seis meses a um ano (primeira etapa), a partir daí planeja-se a cirurgia ortognática, fazendo uma moldagem de estudo e confeccionando modelos de gesso e montagem em articulador; opera-se o paciente e, logo que se recupere, a ortodontia realizará os últimos ajustes na oclusão.
Antes da cirurgia, o paciente deverá realizar alguns exames complementares. A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar e sob anestesia geral, envolvendo normalmente dois cirurgiões, um instrumentador e uma equipe multidisciplinar. A cirurgia é realizada totalmente por dentro da boca, não deixando cicatriz na face e, dependendo do porte da cirurgia e recuperação da anestesia, a alta hospitalar é dada ao paciente na manhã do dia seguinte.
A correção das deformidades faciais através da cirurgia ortognática traz grandes benefícios aos pacientes operados, com sensível melhora na relação entre os dentes, músculos, ossos, respiração, fonação, posição da língua, articulação temporo-mandibular (ATM), mastigação, digestão e em muitos casos, no relacionamento social. A Cirurgia Ortognática moderna busca um equilíbrio das funções mastigatória, respiratória e da beleza estética.

Perguntas freqüentes:

Com qual idade pode-se fazer essa cirurgia?
A Cirurgia Ortognática está indicada a partir dos 17 anos de idade (momento em que o crescimento dos ossos faciais já está no final). Caso haja dúvida, o cirurgião pode solicitar exames específicos para avaliação da idade óssea.
Existe alguma prevenção para as deformidades faciais?
Depende. Existe uma especialidade odontológica chamada Ortopedia Funcional dos maxilares, que trata preventivamente as deformidades faciais auxiliando o crescimento facial correto em pacientes em idade infantil. Porem em alguns casos de herança genética, esta prevenção pode não ser suficienteprevenção pode não ser suficiente.

        

o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes completa 80 anos de história!!!



80 ANOS DO HOSPITAL DE MESSEJANA - Neste mês de maio, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes completa 80 anos de história. Inaugurado em 1933, como instituição de caráter privado, atendia, na época, portadores de tuberculose. Hoje, é referência no país nas áreas da cardiologia e pneumologia e oferece aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) tratamentos de ponta e procedimentos de alta complexidade, ainda não disponíveis no Norte e Nordeste e até em outras regiões do Brasil. Referência nacional no tratamento de doenças cardíacas e pulmonares, o Hospital de Messejana faz a diferença na rede pública de saúde, com um índice de mais de 90% dos pacientes satisfeitos com o atendimento recebido na Instituição

quinta-feira, 2 de maio de 2013

ENCONTRO COM AGENTE COMUNITARIA DE SAUDE MESSEJANA, FICOU MUITAS AMIZADES!!



Bispo Macedo responde: Entendendo o Encontro com Deus

Pergunta:
Bispo, gostaria de saber qual é a diferença entre ser batizado com o Espírito Santo, ter um encontro com Deus e nascer de Deus. Oriente-me, por favor. As três coisas são diferentes?

Resposta:
O encontro com Deus e o novo nascimento são a mesma coisa. Quando você tem um encontro verdadeiro com o Senhor Jesus, nasce de novo e se torna uma nova criatura com as mesmas características de Deus. Já o batismo com o Espírito Santo é o revestimento de poder  para testificar sobre Deus nesse mundo. Quando o Senhor Jesus apareceu para os Seus discípulos depois da sua ressurreição, Ele soprou o Seu Espírito neles e ali eles nasceram de Deus. Somente depois é que eles foram batizados com o Espírito Santo, no Dia de Pentecostes.
Fique com Deus

Falando sobre célula tronco — em Hospital Jório da Escóssia

referencia da implantodontia do ceara, Dr. jorio da escossia. sempre trazendo novas tecnologias para odontologia, primeiro a trabalhar com celulas tronco no ceara, viaja o mundo todo em busca de conhecimentos e melhoria para odontologia cearense.

Cirurgia com células tronco para reabilitação com atrofia dos maxilares — em Hospital Regional Unimed, Dr jorio sempre fazendo o diferencial na odontologia do ceara.



ESPECIALIDADE DA ODONTOLOGIA QUE TIRA A DOR DO PACIENTE.

Independentemente da causa, a polpa dentária fica irritada e infectada. As bactérias crescem no interior da polpa dentária causando pressão e dor, acompanhado às vezes com o inchaço da face.
Às vezes a deteorização da polpa é feita tão gradualmente que pouca dor é sentida. Eventualmente, de qualquer modo, a bactéria vai destruir a polpa. À medida que isto vai acontecendo, o rodeia o dente pode ficar infectado e criar um abscesso (ou uma outra lesão periapical), podendo encaminhar para a destruição desse mesmo Por que é necessário remover a polpa?


Se a polpa danificada ou destruída não for removida, o dente e os tecidos que o recobram ficam infectados. Inchaço e dor podem acompanhar a infecção. Mesmo na ausência da dor, alguns produtos produzidos por uma polpa danificada podem afetar o osso alveolar (que une o seu dente aos maxilares) ocasionando lesões em volta do ápice da raiz (lesões periapicais) que podem ser abscesso, granuloma, cisto e outras.




ENDODONTIA

Endodontia (de ‘endo’ significando 'dentro' e ‘odonto’ significando 'dente') é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem. Portanto, é a parte da odontologia responsável pelo popularmente conhecido como “tratamento de canal”; é responsável pela prevenção e tratamento das doenças da polpa do dente. A endodontia também atua no tratamento clínico-terápico dos casos de necrose pulpar e suas possíveis conseqüências, como abscessos, cistos de pequeno e médio porte, dentre outros.
O que é a polpa dentária?
A polpa é um tecido mole que contém nervos, artérias, e vasos linfáticos de um dente. Está recoberto pela dentina, tecido semelhante ao osso, e que suporta o esmalte. A polpa estende-se, no interior da dentina, desde a câmara pulpar da coroa (a porção de dente visível a partir da gengiva) até a porção inferior da raiz . Todos os dentes têm apenas uma câmara pulpar, mas os dentes com mais de uma raiz têm mais que um canal correspondente ao número de canais

quarta-feira, 1 de maio de 2013

O medo faz parte da vida da gente. Algumas pessoas não sabem como enfrentá-lo, outras - acho que estou entre elas - aprendem a conviver com ele e o encaram não como uma coisa negativa, mas como um sentimento de autopreservação" 

Ayrton Senna. 19 anos sem o úiltimo grande esportista que o Brasil já teve.



Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.

O APOSENTADO ASSALARIADO, QUE GANHA SALARIO MINIMO, QUAL O PLANO SAÚDE ELE TEM???? AS COISAS DO SUS VEM ACONTECENDO PAULATINAMENTE!!! TEVE UM AVANÇO MUITO GRANDE COM AS NOBS,96, NOAS, PACTOS PELA VIDA ENFIM!!!

MAIOR SISTEMA DE ATENDIMENTO MEDICO DO MUNDO, SUS.


O Sistema Único de Saúde, criado no Brasil em 1988 com a promulgação da nova Constituição Federal, tornou o acesso gratuito à saúde direito de todo cidadão.
Até então, o modelo de atendimento era dividido em três categorias: os que podiam pagar por serviços de saúde privados, os que tinham direito à saúde pública por serem segurados pela previdência social (trabalhadores com carteira assinada) e os que não possuíam direito algum.
Com a implantação do sistema, o número de beneficiados passou de 30 milhões de pessoas para 190 milhões. Atualmente, 80% desse total dependem exclusivamente do SUS para ter acesso aos serviços de saúde.
A implantação do SUS unificou o sistema, já que antes de 1988 a saúde era responsabilidade de vários ministérios, e descentralizou sua gestão. Ela deixou de ser exclusiva do Poder Executivo Federal e passou a ser administrada por Estados e municípios.
Segundo o Ministério da Saúde, o SUS tem 6,1 mil hospitais credenciados, 45 mil unidades de atenção primária e 30,3 mil Equipes de Saúde da Família (ESF). O sistema realiza 2,8 bilhões de procedimentos ambulatoriais anuais, 19 mil transplantes, 236 mil cirurgias cardíacas, 9,7 milhões de procedimentos de quimioterapia e radioterapia e 11 milhões de internações.
Entre as ações mais reconhecidas do SUS estão a criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Políticas Nacionais de Atenção
Integral à Saúde da Mulher, de Humanização do SUS e de Saúde do Trabalhador, além de programas de vacinação em massa de crianças e idosos em todo o País e da realização de transplantes pela rede pública.

01 DE MAIO DIA DO TRABALHADOR.

01 de maio dia do trabalhador, queria parabenizar a todos os trabalhadores do Brasil. que o senhor jesus cada dia der mais direção e oportunidade de trabalho para cada trabalhador, independente qual seja o trabalho, muitos sair de casa cedo para ganhar o pão de cada dia, todo trabalhador merece respeito. QUERIA PARABENIZAR EM ESPECIAL OS TRBALHADORES DA SAUDE, MUITOS DEIXAM SUA VIDA, SUA FAMILIA, SEU LAZER, PARA CUIDAR DAS PESSOAS ENFERMAS, DEIXA SEU LAR, SUAS NOITES DE SONOS, MEDICOS, ENFERMEIROS, CIRURGIAO DENTISTA. 

katia sales costa.


terça-feira, 30 de abril de 2013

CIRURGIÃO DENTISTA


VEJA OS TIPOS DE CLAREAMENTOS DENTAL, PARA MANTER OS DENTES BRANCOS.


Há, basicamente, duas formas possíveis de clarear os dentes: o clareamento por meio de luzes (Halógena, LED ou Laser) e o clareamento dental  caseiro.  Odontologia Moderna, os resultados de ambos os métodos são semelhantes, o que varia é a duração dos procedimentos. "O tratamento com luz é bem mais rápido por utilizar um gel clareador bem mais forte que o gel utilizado no clareamento caseiro(peróxido de carbamida). Enquanto os ativados por luz proporcionam resultado imediato, o tratamento caseiro leva pelo menos três semanas",
No consultório, um gel clareador (peróxido de carbamida) é aplicado nos dentes, sem que haja contato com os lábios e gengivas. Depois, um feixe de luz é aplicado para ativar o produto e acelerar o processo de branqueamento. Em casa, um gel mais fraco (peróxido de carbamida) é colocado em uma moldeira de silicone. No lugar do laser, recomenda-se repetir a aplicação do gel branqueador para obter resultados positivos

 as grandes vantagens do tratamento estético são: aumento da autoestima e conquista de autoconfiança. “Por outro lado, o paciente deve estar ciente que ambos os métodos promovem sensibilidade dentária temporária, principalmente nos tratamentos ativados por luz. Além disso, pessoas com restaurações nos dentes da frente deverão trocá-las após o procedimento”, diz.O resultado dos tratamentos tem duração média de dois anos, desde que o paciente tome os devidos cuidados: não fumar e não ingerir alimentos pigmentados, como refrigerantes, café, açaí, molhos de tomate e chocolates. Além, é claro, de visitar o dentista a cada seis meses e escovar os dentes depois de cada refeição. Como prevenção, a dica da dentista é usar creme dental para sensibilidade antes do procedimento.
Clarear os dentes exige cuidados especiais no pós-tratamento e, principalmente, na escolha do método e dos produtos que farão o branqueamento. alguns produtos, geralmente caseiros, podem atingir e matar a polpa dentária (parte viva do dente), provocando sensibilidade exacerbada e possibilidade de fraturas. Quanto ao risco de tumores, fique tranquila. O peróxido pode sim causar câncer, porém em concentrações acima de 50%.
clareamento dental é indicado para pessoas acima de 16 anos e não garante resultados iguais para todos os pacientes. Não é recomendado para tratar manchas acinzentadas ou de cor marrom forte, que podem ter sido ocasionadas pelo uso do antibiótico  tetraciclina na infância, ou por tratamentos de canal. No último caso, o clareamento deve ser interno ao dente, quando indicado, 
O custo médio para branquear os dentes varia de R$ 200 a R$ 300 por arcada no método caseiro, e R$ 400 a R$ 700 por arcada no tratamento ativado por luz.

radiografia periapical, mostra perda ossea! o que fazer, faz exodontia e coloca implante dente 11.


segunda-feira, 29 de abril de 2013

O Hospital Infantil Albert Sabin, com apoio da ONG Operação Sorriso, realiza nesta quinta-feira, 29, a avaliação pós-operatória de 111 crianças e adolescentes que se submeteram às intervenções cirúrgicas para correção de lábio leporino e/ou fenda palatina, no mutirão ocorrido em abril de 2012. As consultas iniciam às 8 horas, no Núcleo de Atendimento Integrado ao Fissurado, do Albert Sabin, que fica na Rua Tertuliano Sales, 544, Vila União.

Essa é a segunda etapa de revisão dos pacientes que participaram do mutirão no ano passado. Serão avaliados o desenvolvimento e o estado de saúde através de consultas com cirurgiões plásticos e fonoaudiólogos. Caso seja constatada a necessidade de outras cirurgias ¨C ou o tratamento de especialidades, como odontologia, entre outras ¨C a equipe médica fará o encaminhamento. As famílias também recebem orientações sobre o processo pós-operatório.

Os pacientes são, normalmente, acolhidos no Núcleo de Atendimento Integrado ao Fissurado por uma equipe multiprofissional, que inclui fonoaudiólogos, pediatras, psicólogos, assistentes sociais, cirurgiões plásticos, dentistas e geneticista. Para isso, basta ligar para o telefone 3101-4214 e solicitar o agendamento de uma consulta. Por mês, são realizadas, no Albert Sabin, hospital da Secretaria da Saúde do Estado, cerca de 36 cirurgias reconstrutivas da face.

Lábios Leporinos

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 650 crianças nasce com fissura lábiopalatina no Brasil. O lábio fissurado e/ou a fenda palatina são aberturas no lábio, palato ou tecido mole da parte posterior da boca. Entre as principais causas da má formação estão o uso de álcool, cigarros, realização de raios X na região abdominal, deficiência nutricional, estresse emocional, hereditariedade, dentre outras. As conseqüências da fissura na vida de uma criança vão além da estética, podem causar problemas auditivos, infecções crônicas, má nutrição, má formação da dentição e dificuldades no desenvolvimento da fala. Freqüentemente, observa-se o abandono escolar e a baixa da autoestima, ocasionando também problemas psicológicos.

tomou posse a nova diretoria do CONASS ( CONSELHO NACIONAL SECRETARIOS DE SAUDE )

Tomou posse hoje (24), em Brasília, a nova diretoria do CONASS para a gestão 2013/2014. O secretário de Estado da Saúde do Amazonas, Wilson Alecrim se mantém no comando da instituição. A cerimônia contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do presidente do Conasems, Antonio Carlo Nardi, da presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro, do representante da Opas, Félix Rígoli, além de parlamentares e secretários do Ministério da Saúde.
Reeleito por unanimidade na Assembleia de março, Alecrim citou, em seu discurso de posse as principais ações realizadas pelo Conselho ao longo do ano de 2012 e destacou a atuação em relação à luta por  financiamento adequado para o SUS. “O CONASS tem lutado por mais recursos para a saúde e aderiu, inclusive, ao Movimento Saúde +10. Temos incentivado as Secretarias Estaduais de Saúde a coletar as assinaturas necessárias nos estados para que possamos avançar com essa proposta no Congresso Nacional".
Alecrim falou também, sobre apresentação da proposta do CONASS para a ampliação do orçamento do Ministério da Saúde em 2013, feita aos relatores geral e setorial de orçamento.
O presidente citou ainda, outras questões trabalhadas pelo Conselho, como o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde; o desenvolvimento e conclusão do “Levantamento da organização, estrutura e ações da área de recursos humanos das Secretarias Estaduais de Saúde”; a cooperação técnica com as secretarias estaduais de saúde; além do fortalecimento das relações institucionais do CONASS.
Entre as prioridades para a gestão 2013/2014, Alecrim afirmou que o financiamento continua na pauta como uma agenda inconclusa, assim como o déficit de profissionais médicos no Brasil e a regulamentação do artigo 17 da Lei n. 141/12 que diz respeito aos rateios de recursos do SUS.
O presidente do Conasems, Antonio Carlos Nardi, enfatizou a parceria entre os conselhos e lembrou que, mesmo apesar das divergências em alguns pontos, CONASS e Conasems  têm sempre como meta o fortalecimento da saúde pública brasileira.  “Estamos sempre à disposição, para juntos continuarmos na militância, sabendo que podemos contar com o CONASS nas esferas de pactuação”, afirmou.
Para o representante da Opas, Félix Rígoli, a reeleição de Wilson Alecrim, bem como a posse da nova diretoria, trazem continuidade às ações desenvolvidas pelo CONASS e renovam a esperança para o futuro.
Já para a presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro, o momento que o país atravessa coloca uma responsabilidade muito grande para os atores políticos. “A saúde tem um papel estratégico importante e precisamos romper determinadas barreiras, pois sabemos que a saúde pública precisa dialogar com outras políticas públicas”, ressaltou.
O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Saúde, Darcísio Perondi, afirmou que a saúde está na pauta do Congresso Nacional. “Essa é uma agenda da sociedade que movimenta o governo. Precisamos aproveitar esses espaços para pactuar os rumos que queremos dar ao SUS”, conclui.
Alexandre Padilha, ministro da Saúde, ressaltou e agradeceu pela parceria do CONASS e parabenizou o Conselho pela sua atuação marcante no fortalecimento do SUS.

Confira abaixo a nova composição da Diretoria do CONASS para a Gestão 2013/2014
Presidente: Wilson Duarte Alecrim – SES/AM

Planos de Saúde.


PLANOS DE SAÚDE

Ministério e ANS anunciam mais rigor no monitoramento

Novo relatório divulgado nesta quarta-feira contemplam, além do descumprimento dos prazos, negativas de cobertura
O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) ampliaram os critérios para suspensão temporária da comercialização de planos de saúde. O novo relatório de monitoramento, além do descumprimento dos prazos estabelecidos para marcação de consultas, exames e cirurgias, considera também os itens relacionados à negativa de cobertura, como o rol de procedimentos, o período de carência, a rede de atendimento, o reembolso e o mecanismo de autorização para os procedimentos. De dezembro de 2012 a março deste ano, foram recebidas 13.348 reclamações sobre garantia de atendimento, envolvendo 509 operadoras de planos de saúde.
O relatório foi apresentado nesta quarta-feira (24), pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal. “Este é mais um esforço do Ministério e da ANS para que os planos de saúde atendam de forma adequada aos usuários”, explicou o ministro. “A incorporação dos novos critérios melhora ainda mais o monitoramento, pois além dos prazos, também passa a ser considerada a negativa de cobertura”, completou.
Padilha chamou a atenção para a importância dos cidadãos se manifestarem quanto à satisfação do atendimento. “A palavra do usuário do plano de saúde é muito importante, porque o monitoramento das operadoras é feito a partir das reclamações”, disse, destacando que o crescente mercado reforça a necessidade de aprimoramento das regras de regulação.
O documento é referente ao período compreendido entre 19 de dezembro de 2012 e 18 de março deste ano. Das 509 operadoras com pelo menos uma reclamação sobre o não cumprimento dos prazos máximos para atendimento ou de negativa de cobertura registradas nesses três meses, 480 são operadoras médico-hospitalares e 29 estão voltadas à assistência exclusivamente odontológicas.
Devido à ampliação do escopo do monitoramento, as novas suspensões de planos de saúde ocorrerão em julho, para que possam ser somados dois períodos de acompanhamento com os mesmos critérios. A avaliação das operadoras em relação às garantias de atendimento previstas na Resolução Normativa nº 259 é realizada a cada três meses de acordo com dois critérios: comparando-as entre si, dentro do mesmo segmento e porte, e a avaliação evolutiva de seus próprios resultados. No Brasil, mais de 48,6 milhões de pessoas têm planos de saúde com cobertura de assistência médica e outros 18,4 milhões, exclusivamente odontológicos.
SUSPENSÃO ANTERIOR – Das 29 operadoras suspensas no último monitoramento, referente ao período de 19/09 a 18/12 de 2012, 12 recuperaram sua situação assistencial no primeiro trimestre de 2013. Das 17 restantes que permanecem suspensas, oito já foram encaminhadas para saída do mercado – sendo duas em liquidação extrajudicial e seis em portabilidade especial –, duas estão em direção técnica e sete estão sendo conduzidas para este regime.
MONITORAMENTO - O Ministério da Saúde, por meio da ANS, tem adotado uma série de medidas para tornar mais rígido o monitoramento das operadoras de planos de saúde com objetivo de melhorar o atendimento do cidadão aos serviços contratados.
Desde 2011, a Agência apresentou cinco relatórios de monitoramento, que resultaram em três medidas de suspensão da comercialização de planos de saúde. No total, 396 planos de 56 operadoras tiveram sua comercialização suspensa temporariamente. Destas, 16 foram reincidentes quanto ao não cumprimento da norma durante os quatro primeiros períodos de monitoramento e, portanto, indicadas para a abertura de processo do regime especial de direção técnica para correção das anormalidades administrativas e assistenciais graves.
Outras 11 operadoras foram convocadas para assinar Termo de Compromisso com a ANS para adoção de medidas de melhoria como: estrutura de rede, marcação de procedimentos, central de atendimento e práticas de gestão das demandas assistenciais.
MAIS MEDIDAS – As operadoras de planos de saúde que não cumprem os critérios de garantia de atendimento definidos pela ANS estão sujeitas a multas que variam de R$ 80 mil a R$ 100 mil. Em casos de reincidência, podem sofrer medidas administrativas, como a suspensão da comercialização de parte ou da totalidade dos seus planos de saúde e a decretação do regime especial de direção técnica, inclusive com a possibilidade de afastamento dos seus dirigentes.
Outra medida importante é que, agora, as operadoras de planos de saúde são obrigadas a justificar, por escrito, em até 48h, o motivo de ter negado autorização para algum procedimento médico, sempre que o usuário solicitar. Cada vez que deixarem de informar a cláusula do contrato ou dispositivo legal que explique a negativa serão penalizadas em R$ 30 mil. A medida, anunciada este ano, começa a ser aplicada em 7 de maio. A negativa de cobertura é a principal reclamação de usuário – respondeu por 75,7% das 75.916 reclamações recebidas pela ANS em 2012.
A ANS alerta para que o consumidor denuncie a operadora caso não consiga agendar o atendimento com os profissionais ou estabelecimentos de saúde credenciados pelo plano, dentro do prazo máximo previsto ou tenha negadas as coberturas previstas em contrato.
Para isso, o cliente conta com os seguintes canais de atendimento: Disque ANS (0800 701 9656), Central de Relacionamento no sítio eletrônico da Agência (www.ans.gov.br) e os 12 Núcleos da ANS nas principais capitais brasileiras.

HISTÓRICO DO MONITORAMENTO
Período
Total de reclamações
Operadoras médico-hospitalares com reclamações
Operadoras exclusivamente odontológicas com reclamações
Operadoras com planos suspensos
Planos suspensos
19/12/2011
18/03/2012
2.981
191
14
------
------
19/03/2012
18/06/2012
4.682
162
02
37
268
19/06/2012
18/09/2012
10.144
233
08
38
301
19/09/2012
18/12/2012
13.600
415
20
29
225
19/12/2012
18/03/2013
13.348
480
29
-------
--------


























Atendimento à imprensa
Agência Nacional de Saúde Suplementar: (21) 2105-0034/ 0044/0074