quinta-feira, 2 de maio de 2013

ESPECIALIDADE DA ODONTOLOGIA QUE TIRA A DOR DO PACIENTE.

Independentemente da causa, a polpa dentária fica irritada e infectada. As bactérias crescem no interior da polpa dentária causando pressão e dor, acompanhado às vezes com o inchaço da face.
Às vezes a deteorização da polpa é feita tão gradualmente que pouca dor é sentida. Eventualmente, de qualquer modo, a bactéria vai destruir a polpa. À medida que isto vai acontecendo, o rodeia o dente pode ficar infectado e criar um abscesso (ou uma outra lesão periapical), podendo encaminhar para a destruição desse mesmo Por que é necessário remover a polpa?


Se a polpa danificada ou destruída não for removida, o dente e os tecidos que o recobram ficam infectados. Inchaço e dor podem acompanhar a infecção. Mesmo na ausência da dor, alguns produtos produzidos por uma polpa danificada podem afetar o osso alveolar (que une o seu dente aos maxilares) ocasionando lesões em volta do ápice da raiz (lesões periapicais) que podem ser abscesso, granuloma, cisto e outras.




ENDODONTIA

Endodontia (de ‘endo’ significando 'dentro' e ‘odonto’ significando 'dente') é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem. Portanto, é a parte da odontologia responsável pelo popularmente conhecido como “tratamento de canal”; é responsável pela prevenção e tratamento das doenças da polpa do dente. A endodontia também atua no tratamento clínico-terápico dos casos de necrose pulpar e suas possíveis conseqüências, como abscessos, cistos de pequeno e médio porte, dentre outros.
O que é a polpa dentária?
A polpa é um tecido mole que contém nervos, artérias, e vasos linfáticos de um dente. Está recoberto pela dentina, tecido semelhante ao osso, e que suporta o esmalte. A polpa estende-se, no interior da dentina, desde a câmara pulpar da coroa (a porção de dente visível a partir da gengiva) até a porção inferior da raiz . Todos os dentes têm apenas uma câmara pulpar, mas os dentes com mais de uma raiz têm mais que um canal correspondente ao número de canais

Nenhum comentário:

Postar um comentário